Figma to rule them all
Minha experiência usando o FIGMA para todas as necessidades de uma empresa em design.
Geralmente nas empresas existe uma gama de ferramentas especificas para cada trabalho, programas de vídeo, criação de interfaces, programação, edição de fotos, design gráfico e por ai vai…
Cada programa tem seu estilo de uso, configuração, instalação e dependências de recursos dos computadores nem sempre comportando em computadores simples ou sendo fáceis de usar…
Neste publicação vou explicar as vantagens e desvantagens de usar o FIGMA para todas as necessidades de design “estático” em uma empresa e recursos experimentais.
Podemos fazer muitas coisas com FIGMA:
- Logos
- Cartões
- Mockups
- Packing
- UI
- UX
- Branding
- Design System
- Pequenas Animações
- Gifs
- Protótipos
Todas as possibilidades vem do ecossistema de plugins do figma que permitem desde exportação em cmyk como mp4 ou gif é ai que está magica nos PLUGINS!
Dependendo dos plugins que você usa você pode transformar o figma em outra coisa ele é praticamente uma ferramenta modular e isso é que faz dele diferente das outras ferramentas de ui/ux do ambiente que nasceu.
Controle de impressos no figma
Concorrentes: Ilustrator, Coreldraw, Affinity Designer,Affinity Publisher, etc…
Tirando o trabalho inicial de criar os materiais. Acredito que a magica seja na manutenção e uso futuro.
- Você poderá fazer qualquer alteração no branding da marca e ela será refletida em todos os materiais cartões, banners, tudo que imaginar num passe de magica sem ter que replicar arquivos ou re-alterar (até as apresentações internas serão atualizadas).
- Na criação você já nasce com o kit da empresa pronto sem ter que ficar perguntando como é como não é tipo um canva da empresa já configurado!
Observação: Você perde menos tempo trabalhando, ocupando o computador ou a nuvem da empresa com arquivos ou versionamento, incomodando outras pessoas, você pode fazer o trabalho até de um ipad se quiser.
Social media no figma
Concorrentes: Photoshop, Affinity Photo, Affinity Designer, Inkspace, Krita, etc…
Figma já e atualizado com diversos padrões de tamanhos de mídias inclusive as das mídias sociais facilitando a construção das artes em seu workspace por pranchetas nativo
Com ajuda da função autolayout, constraint, breakpoints e os futuros reactive components você consegue adaptar qualquer arte para qualquer tamanho sem retrabalhos e sem múltiplos arquivos. (isso já embutido no programa 👏)
Observação: O figma não oferece os tamanhos customs ainda como publicações pagas. daqui para frente você já consegue criar infinitos layouts e postagens de forma unificada.
Pequenas animações no figma
Concorrentes: After Effects, Davinci, Animate CC, Photoshop, etc.
Com plugins adequados você consegue recriar um ambiente com timeline e keyframes e conseguir fazer qualquer animação (simples nada com profundidade ambientes 3d ou coisa do tipo) mas já consegue fazer gifs, e animações como banners de ads, animações para interface ou apresentações de animações.
Bom eu que já experimentei vou contar pra vocês a diferença de usar o figma em tudo!
Vantagens
- Dependendo do uso você consegue usar sem gastar dinheiro ou gastar menos do que usar a ferramenta oficial.
- Com Design System ou UI KIT você cria qualquer material já no padrão e também edita-lo pós-criação baseado no UI KIT ou Design System sem RETRABALHO.
- Controle de versão nativo! (não precisa ficar salvando versão, usando erp especifica e fazendo backup)
- Programa muito leve roda no browser (não precisa de uma super maquina) e nem sistema operacional preferido.
- Programa com interface muito simples (aprendizado fácil) qualquer um pode criar um derivado e editar algum material e continuar o trabalho (quase como um canva interno da empresa) so que é melhor.
- Permite scripts e automatização com interligação a csv, json, etc.
- Exporta em PNG, JPG, SVG, PDF e com plugins outros formatos ainda…
- Simplifica administração de programas e licenças em um único lugar.
- Auto-save forever!
- Comentários e feedback em tempo real (receba correções exatamente onde devem estar sem ter que interpretar)
- Multiusuário (mais de um usuário pode trabalhar no mesmo documento)
Desvantagens
- Capacidade e features especificas dos outros softwares de design
- Precisa de internet para realmente viver com todas as funcionalidades compartilhamentos que o figma permite.